terça-feira, julho 24, 2007

Sucesso da exposição TROCARTES.


Depois do sucesso da exposição colectiva “Expuzição – mini arte minimal”, em 22 de Julho de 2006, a Galeria Cais Art’s de Ângelo Vaz, realizou entre sexta-feira e este domingo, a TROCARTES, comemorando o 7º aniversário da galeria. Cerca de 60 artistas portugueses e espanhóis estiveram presentes na mostra e apresentaram os seus trabalhos ao público, ao ar livre, nas varandas da população circundante da Galeria Cais Art’s, localizada na marginal de Vila do Conde/Póvoa de Varzim. Para além da exposição, decorreram actividades de teatro, saraus de poesia e música. Em entrevista à rádio Foz do Ave, Ângelo Vaz, apresentou um balanço muito positivo dos sete anos da galeria.

Fonte: Rádio Foz do ave





A galeria Cais Art’s nas Caxinas, Vila do Conde, promoveu o ‘Trocartes’, uma iniciativa inovadora que juntou Pintura, Desenho, Fotografia, Arraiolos, Teatro e Poesia. A colocação de quadros nas fachadas dos prédios foi um dos grandes momentos deste evento

Sexta-feira: quem passava na marginal de Vila do Conde via algumas dezenas de quadros pendurados nas fachadas dos prédios e das casas perto da galeria Cais Arte’s, situada na Avenida Infante D. Henrique. A colocação das obras começou cerca das 10h00 e não foi um processo fácil. Ao todo foram colocados cerca de 40 quadros, sendo que o primeiro demorou mais de meia hora a pendurar, tanto mais que era grande e foi preciso "prendê-lo bem por causa do vento", justificou Ângelo Vaz, organizador deste evento. A casa escolhida para receber esta obra era de José Alberto Postiga que, desde o primeiro minuto, se associou a esta iniciativa por considerá-la "interessante, inédita na marginal que já merecia há muito tempo uma exposição deste género". Em relação à receptividades das pessoas, o vila-condense garantiu que "todas as pessoas ficaram curiosas, tanto mais que os quadros também são muito bonitos".

Mas este evento foi muito mais além desta colocação de quadros e, durante três dias, tiveram lugar momentos teatrais da responsabilidade do grupo ‘Corifeu Artes Cénicas’. ‘Histórias Mínimas’, de Javier Tomeo, foi o texto escolhido pelo encenador Rogério Paulo, para animar as ruas adjacentes à galeria vila-condense. Também a Poesia teve o seu lugar no certame. Na tarde de sábado, pelas 16h00, Ângelo Vaz apresentou o seu ‘Livro Tubular’, uma instalação que junta Arte e Poesia. "A obra tem 151 páginas, que, no fundo, são tubos, pintados e decorados" explica o artista. O ‘Livro Tubular’ é um exemplar único que vem na sequência da vontade de Ângelo Vaz de "apostar em coisas diferentes", de forma a testar "a resistência da Poesia e da Arte".

Outra das grandes inovações foi o lançamento de um concurso, no âmbito deste projecto, só para trabalhos em Arraiolos. Uma parceria entre a Cais Art’s e a formadora Florinda Mendes que provou, disse, que "a tapeçaria de Arraiolos não se limita ao Alentejo". No encontro foi ainda possível, "trocar experiências e conhecimentos, o que vai melhorar a nossa capacidade enquanto artesãs".

E em relação aos objectivos que Ângelo Vaz pretende conquistar com o Trocartes. Em entrevista ao Póvoa Semanário explicou que este evento pretende ser "uma manifestação artística ao ar livre". Reconhece que as pessoas "ficam sempre contentes quando algo inovador e diferente lhes bate à porta". O pintor/poeta diz que o seu trabalho, que muitas vezes sai para o exterior da galeria, tem sido "muito bem recebido por todas as pessoas daquela zona (Poça da Barca). Algo que o deixa satisfeito, tanto mais que, muitas dessas pessoas, "têm pouca instrução, mas são muito, muito sensíveis".

Márcia Vara

Fonte: Póvoa Semanário - 27-7-007

Etiquetas: , , , , ,


Comments:
Parabéns!

Este blogue merece bandeira azul!
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?