terça-feira, agosto 07, 2007

Armadores portugueses querem recrutar no estrangeiro 2 mil trabalhadores. Formação Profissional das Pescas sofre remodelação a nível nacional


"O sector das pescas enfrenta um problema de falta de mão-de-obra e os armadores já pediram para recrutar no estrangeiro cerca de 2000 trabalhadores devido à crescente falta de interesse dos portugueses na faina.

O secretário de Estado adjunto da Agricultura e Pescas, Luís Vieira, afirmou à agência Lusa que os responsáveis pelas embarcações «querem ir buscar ao estrangeiro trabalhadores já que o sector é pouco atractivo para os desempregados portugueses».

Em Portugal, existe «um défice de pessoas qualificadas» no sector das pescas e o Governo espera contribuir para a resolução do problema com a criação do Centro Protocolar de Formação, resultado da fusão da Escola de Pesca de Pedrouços e do Forpescas. Ainda não está decidido onde vai funcionar o Centro Protocolar de Formação, mas Luís Vieira avança que a intenção é manter as anteriores instalações, em Pedrouços. O secretário de Estado sublinhou a importância da formação nas pescas, não só para preencher as necessidades do sector em Portugal, mas também devido ao papel importante que desempenha na transmissão de conhecimentos através dos protocolos existentes com os PALOP.

A união das duas entidades é uma das alterações constantes na lei orgânica do Ministério da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas, liderado por Jaime Silva, publicada em Diário da República no final de Outubro do ano passado. As atribuições da Escola de Pesca e da Marinha do Comércio no domínio da certificação profissional são integradas na Direcção-geral das Pescas e Aquicultura. As tarefas relativas a áreas de formação profissional dos sectores das pescas e aquicultura, indústria transformadora e actividades marítimas ficarão numa entidade a definir, em articulação com o Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social, referia o documento publicado."


Fonte: Lusa / Correio da Manhã 4-8-007

Etiquetas: , , , ,


Comments:
«Em Portugal, existe «um défice de pessoas qualificadas» no sector das pescas e o Governo espera contribuir para a resolução do problema...»

Boa, mandem para lá os ministros...
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?