sexta-feira, julho 13, 2007

Memorial nas Caxinas às vítimas dos naufrágios e edição respectiva de livro. Inauguração em Setembro da sede da APMSHM


"A Câmara Municipal de Vila do Conde vai estudar um local junto à praia onde será colocado um memorial com o nome dos pescadores que morreram em consequência de acidentes do mar.

A ideia foi avançada durante a homenagem realizada aos pescadores falecidos nos naufrágios das embarcações Salgueirinha e Luz do Sameiro, no sábado, pela Associação Pró Maior Segurança dos Homens do Mar (APMSHM). “O memorial é uma hipótese a concretizar no tempo, para nós é fundamental perpetuar quem prestou sempre um bom trabalho e um bom serviço à comunidade. Vamos fazê-lo também relativamente a outros, aos ex-combatentes e aos ex-marinheiros”, referiu Mário Almeida.

O presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde aproveitou ainda a cerimónia de homenagem aos pescadores falecidos nos naufrágios das embarcações Salgueirinha e Luz do Sameiro para voltar a reclamar maior segurança para os homens do mar: “É necessário que se resolvam estas questões, não só esta pontual das estações de salva-vidas, de não terem o pessoal necessário nem estarem as 24 horas por dia. Esperemos que isso se revolva, mas fundamentalmente que o novo salva-vidas para esta zona tenha características completamente diferentes dos actuais, que seja rápido e eficaz e podendo prestar um socorro imediato. Espero também que o helicóptero seja uma realidade a curto prazo”, sublinhou Mário Almeida.

Durante a cerimónia, realizada no Salão Paroquial das Caxinas, os familiares das vítimas receberam cartões de sócio que permitem uma série de descontos e benefícios. José Festas, presidente da Associação Pró Maior Segurança dos Homens do Mar, sublinhou a importância destes benefícios para os associados, viúvas e familiares das pessoas. “Estes protocolos vêm trazer muitos benefícios”.

No passado sábado realizou-se também uma assembleia geral extraordinária da Associação Pró Maior Segurança dos Homens do Mar, presidida pelo mestre José Festas. A ordem de trabalhos foi constituída por dois pontos: a apresentação da proposta de eleição de associados para completar a composição da direcção e aprovação do mandato por parte da mesa da assembleia.


Em Setembro será inaugurada a nova sede da Associação Pró Maior Segurança dos Homens do Mar.



Edição de livro sobre os naufrágios.

A Câmara Municipal de Vila do Conde vai editar um livro sobre os naufrágios. A obra, da autoria de Adelina Piloto e Monteiro dos Santos, irá dar a conhecer todos os momentos trágicos verificados ao longo dos tempos e a identidade dos pescadores falecidos. O lançamento do livro, de homenagem aos homens do mar, vai acontecer durante uma cerimónia pública prevista para o início do mês de Agosto. Mais tarde, e correspondendo a uma sugestão da Associação Pró Maior Segurança dos Homens do Mar, a autarquia vai estudar o local junto à praia onde será colocado o memorial com o nome dos pescadores que morreram em consequência de acidentes do mar."


Paulo Vidal

Fonte: O Primeiro de Janeiro - 5-7-007


Pelos vistos a ideia do memorial partiu do PSD Vila do Conde

Etiquetas: , , , , , , , ,


Comments:
Há muito que não passava por aqui...
Abraço
Paulo
 
Tudo Bém muito óbrigado , uma singéla homenangém aos nossos naufragos,más não se esqueçam que já se anda ,a muito tempo,a muitos anos a reclamar um hélicoptero para o norte e, não queria morrer ,sem vêr esse sonho realisado ,já agora o nosso Presidente que tém sido incansavel nesse projecto que não esmoreça ?Quem se lembra dos nossos bacalhoeiros ,que das Caxinas partiam desde o século 19 para os bancos da Térra Nova e Groenlandia ém busca de melhor vida ,homéns que deram até 40 viagéns de bacalhau e muitos deles morreram com um prato aos pés, alguém ém Vila do Conde se lembra ém homenagéns a este pescador de outrora que muito dignificou Vila do Conde ?J.Pião
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?