segunda-feira, julho 23, 2007

A outra Caxinas do lado de lá Atlântico!

A primeira vez que Cristóvão Colombo desembarcou em território continental da América Central fê-lo no decorrer da sua 4º (e última) viagem ao “Novo Mundo”. Colombo aportou em 14 de Agosto de 1502 numa baía das Honduras, que na altura denominou de “Punta de Caxinas”, pois no local havia abundância de árvores da fruta caxinas, assim denominada pelos nativos.

Este foi o primeiro porto existente nas Honduras, local privilegiado para os navios espanhóis atracaram, pelo facto da sua baia ser das maiores do mar das Caraíbas e bastante abrigada dos ventos pela configuração geográfica. Esta baia (hoje denominada Baía de Trujillo) é considerada entre as mais exuberantes e impressionantes a nível mundial.

Neste lugar (Punta de Caxinas) celebrou-se a primeira missa (em 14 de Agosto de 1502) em território continental relativo ao continente americano. A sua igreja assumiu em 1539, o estatuto de catedral.

Neste sítio, foi fundada em 1525 a “Villa de Trujillo”, que em 1532 passou a ser cidade e até 1540 foi a primeira capital (da província espanhola) das Honduras. Trujillo é hoje capital departamental das Honduras e o seu porto marítimo é o 2º maior do país.

Em todo o mundo apenas Caxinas (Vila do Conde) e Punta de Caxinas (hoje Trujillo) ostentam o nome Caxinas.

A cidade e porto de Trujillo em destaque, onde outrora se denominava "Punta de Caxinas"
(Clicar para ampliar)


Vila do Conde é geminada com Mindelo (Cabo Verde), devido aos nomes homónimos com a respectiva freguesia do nosso município. Esta é uma das cinco geminações de "papel" do nosso município. As outras também são todas africanas: Lobata-Cidade de Guadalupe (São Tomé e Principe), Mansoa (Guiné Bissau), e Mossel Bay (Africa do Sul); e uma de Timor-Lorosae: Baucau. As geminações efectivas são Ferrol (Espanha), Le Cannet Rocheville (França), Olinda (Brasil), e Portalegre.

Se Mindelo, uma freguesia com 3 500 habitantes 'impõe' uma geminação a Vila do Conde, devido aos nomes homónimos, então Caxinas com mais 15 mil habitantes porque também não terá direito a que se efective uma geminação com Trujillo, outrora "Punta de Caxinas"?

Fica aqui registada a sugestão..

Etiquetas: , , , ,


Comments:
Aí está uma boa sugestão!
Porque não?
Já que até temos o Presidente da Junta de Fréguesia que é das Caxinas, vamos lá avançar para essa geminação.
Alfredo
 
Então de que esperamos, temos todas condições para nos geminar com Trujillo autrora «punta caxinas»,já agóra um País como Honduras ,pobre, mas nós não somos melhores ,más somos ricos de espirito ,portanto hondurenhos se voçês estiverem de acordo firmamos o acordo e pela minha parte de Cachineiro dou a minha mão e tratemo-nos como Irmãos ...J.Pontes
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?