sexta-feira, julho 06, 2007

Linha A dos autocarros "Litoral Norte" circulam nas Caxinas

Caxinas é atravessada desde 1 de Julho por uma nova linha de transporte rodoviário. Esta linha de autocarro liga a Zona Industrial de Amorim à Escola secundária José Régio, em Vila do Conde, e o trajecto efectuado nas Caxinas é desde a Avenida Infante D. Henrique, Rua António Bento Martins Júnior, Rua Dr. Carlos Pinto Ferreira, até à Av. Comandte Coutinho Lanhoso

Este transporte é assegurado pela empresa de transporte rodoviário de passageiros ‘Litoral Norte”

Clicar para ampliar


O Percurso da linha A possui 21 paragens:

Escola Secundária José Régio
Av. Comandante Coutinho Lanhoso
Rua Dr. Carlos Pinto Ferreira
Rua António Bento Martins Júnior
Av. Infante D. Henrique (sem paragem)
Rua da Caverneira
Av. dos Descobrimentos
Casino
Av. dos Banhos
Praça 5 de Outubro
Av. Santos Graça
Escola Rocha Peixoto
Escola Dr. Flávio Gonçalves
Centro de Saúde
Hospital
Escola Eça de Queirós
Rua Família Bonitos Amorim
C.C.T.
Modelo
Rua Comendador Francisco Quintas
Rua das Cardosas
Rua D. Manuel Dias
Zona Industrial de Amorim


A linha funciona todos os dias, entre as 7 horas e as 20 horas, com um frequência de passagem de autocarros e 30 em 30 minutos.

Este sistema de transportes é bastante moderno e está equipada com múltiplas tecnologias. Os utentes das linhas da ‘Litoral Norte’ têm acesso a um equipamento com chip electrónico, com transmissão via rádio, que permite a validação nos autocarros da empresa. Esta tecnologia está presente nos três cartões disponibilizados:

Todos os bilhetes podem ser adquiridos a bordo do autocarro. Na elaboração destes cartões foi também acautelada a questão estética, já que em todos eles figuraram imagens de monumentos importantes da cidade. No Sénior está o monumento às pescadeiras da Póvoa, no Multiviagens, a estátua de S. Pedro e no Passe Social, o monumento aos Poveiros.


Clicar para ampliar

Luís Costa, director da ‘Litoral Norte’ está certo da rentabilidade deste novo conceito de transporte urbano, dado que "apresenta comodidade, qualidade e frequência". Faltando apenas que a Câmara Municipal assegure a "velocidade comercial, criando corredores privilegiados de circulação ou uma diferenciação positiva para o autocarro", pois, só dessa forma "esta linha é atractiva para as pessoas". Mas isso só deve acontecer depois que a empresa demonstre "que o serviço é interessante". Algo possível num futuro próximo, seundo a opinião de Luís Costa.

Este explica que a aquisição de sete mini bus foi uma decisão "adequada", dado que são veículos "adaptados ao serviço em questão", permitindo "baixar o custo por quilómetro da viatura", e "aumentar o número de frequência". Estes pequenos autocarros têm entre 14 e 20 lugares sentados e 8 de pé. Mas se ficar provado que esta lotação não é suficiente para a procura, a ‘Litoral Norte’ está preparada para os substituir por veículos de média dimensão (que podem levar até 40 passageiros). A linha A serve, igualmente, todos aqueles que "queirem deixar o seu carro junto à Central de Camionagem e usufruir de um dia e praia" explica o director da empresa de transportes.

Esta é a primeira de quatro linhas que vão ser colocadas em funcionamento nas zonas urbana Póvoa de Varzim-Vila do Conde a partir de Agosto:

Para mais informações contactar o Centro Coordenador de Transportes, através do número 252 692 266.

Quando as quatro linhas estiverem em funcionamento vai ser possível efectuar, de forma gratuita, o transbordo entre veículos, utilizando um conceito muito semelhante ao da Metro do Porto. "É possível viajar entre quaisquer pontos da rede com apenas um bilhete" explica Luís Costa.

Post elaborado com alguns excertos do artigo no "Póvoa Semanário"

Trajecto da Linha A, nas Caxinas e parte do percurso na Póvoa de Varzim (linha azul claro)
Clicar para ampliar

Etiquetas: , , ,


Comments:
Onde está a concessão? A DGTT quando actuar...acabam as carreiras
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?