quarta-feira, julho 11, 2007

Faleceu a fadista vilacondense Eliana Castro.

"Faleceu esta madrugada, no Hospital da Póvoa de Varzim, a fadista vilacondense Eliana Castro, com 29 anos de idade. O corpo de Eliana está hoje em câmara ardente na Igreja da Misericórdia e amanhã, Quarta Feira, transita para a Igreja Matriz de Vila do Conde onde será celebrada missa de corpo presente às 17h00.

O seu gosto pelas canções surgiu aos quatro anos, no coro infantil do Círculo Católico de Operários (CCO), mas não era uma apreciadora do fado e os seus pais não tinham o hábito de ouvir o fado. A infância e a juventude da fadista ficaram ainda marcadas por algumas representações de teatro, em peças que seu avô, José Ferreira, preparava com a família e alguns amigos. Estreou-se em "Maria do Ó", do conterrâneo Joaquim Pacheco Neves, mas era na música que mais se realizava.

Aos 20 anos, integrou o elenco de "Uma Lança em França", de José Coutinhas. O avó era o encenador e todos os netos fizeram parte do elenco. O espectáculo terminou com variedades e foi aqui que se revelou no fado.

A voz de Eliana Castro começou a encantar as pessoas e os convites começaram a surgir. Em casas de fado, em festas de associações e empresas, no Forte de S. João ou no Casino da Póvoa, em França e no Canadá, a convite de emigrantes vilacondenses, e mais tarde foi uma constante nas Noite do Fado das Festas de S. João, ao lado de fadistas nacionais. Mas foi no Forte de S. João que a jovem conseguiu algumas das melhores oportunidades. O primeiro espectáculo foi dos mais marcantes, já que estava o presidente da República, Jorge Sampaio.

Eliana Castro sempre colaborou com a Rádio Foz do Ave e vice-versa. No Site da rádio pode ouvir a música das Rendilheiras. A passagem pelas rádios, jornais e televisão foi uma constante, principalmente na Foz do Ave e no programa Praça da Alegria, da RTP.

Em 2004, ficou em segundo lugar na Grande Noite do Fado de Lisboa. Apesar do reconhecido talento, foi difícil encontrar uma parceria para gravar um CD. Mas o Círculo Católico de Operários de Vila do Conde deu uma oportunidade. Pela mão do CCO, a cantora gravou o CD "A vida é só um fado". O lançamento decorreu num ambiente de grande festa, na sala principal da colectividade centenária vilacondense. Aos microfones da Foz do Ave disse: "Gravar um CD é o concretizar de um sonho de há muitos anos. Espero que seja uma porta aberta a uma vida que pretendo dedicar ao fado".

Eliana Castro é uma jovem de Vila do Conde que desde cedo aprendeu a conviver com a música. O fado é a sua paixão. Há cerca de três anos descobriu que tinha um cancro, mas a alegria, a juventude e a coragem estiverem sempre com ela."

Fonte: Rádio Foz do Ave


Para saber mais sobre a fadista este blogue

Etiquetas: ,


Comments:
nunca serás esquecida...estás sempre presente nos meus pensamentos, acordo e adormeço a pensar em ti...muitas saudades.....adoro te
 
Choramos a tua morte ,más temos muito orgulho na grande fadista que foste ,foi ém ti que me inspirei e procuro dentro do pouco que sei cantar e valorizar o fado!bém haja Eliana e páz a tua alma ...pescador de caxinas .
Jaime Pontes.
 
És sem duvida a estrela mais brlhante do céu...
Obrigada pela nova familia que me deste. fazes-me falta linda...
Adrt numest
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?