sexta-feira, fevereiro 09, 2007
Seguradora receptiva a pagar os seguros de vida às famílias dos seis pescadores das Caxinas, vítimas do naufrágio do "Luz do Sameiro".
"O presidente da Câmara de Vila do Conde, Mário Almeida disse que "há receptividade" da seguradora Axa para pagar os "seguros de vida" às famílias dos seis pescadores das Caxinas, vítimas do naufrágio do barco "Luz do Sameiro".
O naufrágio do "Luz do Sameiro" deu-se na praia da Légua, Pataias, Nazaré, em 29 de Dezembro, tendo o barco encalhado na areia a menos de cem metros da costa. Foi resgatado um tripulante ucraniano e encontrados os corpos de outros quatro. As buscas para encontrar os dois desaparecidos já foram suspensas.
Mário Almeida, que falava numa conferência de imprensa sobre questões autárquicas, precisou que a receptividade da seguradora abrange "mesmo os familiares dos dois pescadores ainda desaparecidos, João Cartucho e João Maciel". Neste caso - disse - "recorrendo-se à figura da morte presumida". Está em causa uma indemnização de 50 mil euros por cada pescador.
A seguradora, ainda segundo o autarca, está disposta a "pagar já" os seguros de acidentes pessoais, a que deverá juntar-se o pagamento, pelo Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social, das pensões às viúvas das vítimas.
De pé continua ainda "a possibilidade do Estado indemnizar as famílias dos pescadores", porque, no entender de Mário Almeida, o acidente ocorrido na Nazaré foi o resultado de "descoordenação" na utilização dos meios de socorro necessários. Tal possibilidade, disse, "depende das conclusões do inquérito" ao acidente que enlutou a comunidade piscatória das Caxinas.
Fonte: RTP/Lusa - 9-2-007