sábado, janeiro 13, 2007

O presidente da Câmara de Vila do Conde, Mário Almeida, solicita ao Estado que indemnize as famílias das vítimas do "Luz do Sameiro"

"O presidente da Câmara de Vila do Conde, Mário Almeida (PS), pediu hoje ao Estado que assuma erros no socorro aos náufragos do pesqueiro «Luz do Sameiro», ocorrido a 29 de Dezembro, e indemnize as famílias das vítimas.

«Creio que seria justa uma indemnização do Estado perante os claros sinais de negligência verificados», afirma o autarca em carta enviada hoje aos ministros da Defesa, Nuno Severiano Teixeira, e da Agricultura e Pescas, Jaime Silva .

Numa declaração proferida no passado dia 5, o Chefe do Estado-Maior da Armada assumiu responsabilidades pelas tentativas falhadas de salvar do mar os seis pescadores do barco. Um dia antes, o ministro da Presidência, Pedro Silva Pereira, dissera que o governo vai tomar medidas no sentido de reforçar os meios de socorro a náufragos, mostrando «preocupação» face ao que aconteceu no naufrágio da Nazaré.

«Parece claro ter havido uma efectiva descoordenação na forma de se tentar o salvamento dos homens que o suplicavam, agarrados à embarcação», escreve agora Mário de Almeida, na sua carta a Nuno Severiano Teixeira e Jaime Silva. Na missiva, cuja cópia foi facultada à agência Lusa, o autarca refere situações de «evidente» carência financeira dos familiares das vítimas, todos da comunidade piscatória das Caxinas, em Vila do Conde.

As famílias poderão receber 50 mil euros do seguro de vida, mas, no caso dos pescadores cujos corpos ainda não resgatados, a atribuição desse montante fica em suspenso. Esta indemnização implica comprovação do óbito por certidão, que, por sua vez, só pode ser passada após o aparecimento do corpo.

Por outro lado, o seguro de acidentes de trabalho, a definir pelo tribunal, será de «valor baixo», argumenta Mário de Almeida. Reiterando uma disponibilidade anteriormente assumida, o autarca disponibilizou um «espaço apropriado» para a instalação no seu concelho de um posto de controlo da costa. Reiterou ainda que o Estado deve assegurar um socorro no mar 24 horas por dia, através de salva-vidas e de helicópteros sedeados em vários pontos da costa portuguesa.

O «Luz do Sameiro» naufragou a 29 de Dezembro, a poucas dezenas de metros da Praia da Légua, na zona da Nazaré, com sete pescadores a bordo, e apenas um sobreviveu. Três cadáveres viriam a ser recolhidos pouco tempo depois do naufrágio, continuando desaparecidos outros três corpos. Já esta terça-feira foi encontrado um corpo em decomposição na Praia da Falca, poucos quilómetros a Sul do local do naufrágio, mas não há ainda indicação sobre se era tripulante do «Luz do Sameiro»."

Fonte: Diário Digital -11-1-007

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?