sexta-feira, fevereiro 09, 2007

O "falar caxineiro" nos grandes palcos de Itália.

"O "falar caxineiro" subiu no ano passado, ao palco do Teatro Nacional, nos diálogos dos pescadores do "D. João" de Molière, peça levada à cena por Ricardo Pais, director do Teatro Nacional de São João e um dos mais prestigiados encenadores nacionais.

A forma peculiar do "falar caxineiro" com a sua curiosa terminologia e fonética, obteve o maior êxito junto do público que, no Porto e em Lisboa, assistiu ao espectáculo. Pela via do teatro, muita gente descobria, assim, um curioso falar da nossa terra. Grato pela mais-valia que o "falar caxineiro " trouxera à encenação, Ricardo pais convidou meia centena de caxineiros para a última sessão do "D. João", no Teatro Nacional de São João, que teve lugar a 5 de Março de 2006.

Molière utilizou um dialecto francês, vertido para caxineiro pelo escritor e nosso conterrâneo José Coutinhas, que assistiu ao ensaio da peça e ajudou os actores na pronúncia, versão que integra o livro publicado pela editora Campo das Letras.

E agora, depois do Teatro Nacional, o "falar caxineiro" inicia, em Itália, uma digressão europeia: nos próximos dias 24 e 25 de Fevereiro, no Teatro Argentina, em Roma, e nos dias 1 e 2 de Março, no Teatro Stabile, em Turim"

Fonte: Jornal de Vila do Conde - 8-2-007


Comments:
"Molière... vertido para caxineiro pelo escritor e nosso comerciante José Coutinhas"

Neste parágrafo, onde se lê "nosso comerciante" deverá ler-se "nosso conterrâneo".
Será possível corrigirem o erro?

Muito obrigada.
 
Obrigado pelo reparo!
Penso ter sido meu erro (por distracção) e não da fonte/jornal de onde tirei.

Adorava ter tempo para prosseguir este blogue mas não tenho. É pena é que já há tanto caxineiro licenciado ou com boa instrução académica/escolar e nínguém reporta as notícias das Caxinas num blogue ou site. Tiram os cursos e bai-bai Caxinas, vão pra outras terras...
 
Boa tarde
Só hoje reparei num comentário que dava como autor do texto, José Coutinhas. Na verdade, o referido texto foi composto por um grupo de professoras, da escola do 1º ciclo de Caxinas!

 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?