sexta-feira, janeiro 05, 2007

Representante dos pescadores recebido por ministro da Defesa

"José Festas, mestre de uma embarcação de pesca e porta-voz da Comissão para o Salvamento dos Homens no Mar hoje foi à Presidência da República pedir mais segurança para os homens do mar será recebido pelo ministro da Defesa, disse à Lusa fonte do gabinete do primeiro-ministro.

O ministro Nuno Severiano Teixeira vai interromper o Conselho de Ministros para, em nome do primeiro-ministro e em conjunto com o secretário de Estado da Defesa e o secretário de Estado da Agricultura e das Pescas, receber José Festas, afirmou a mesma fonte. O ministro da Defesa pediu sábado uma averiguação aos factos relacionados com o naufrágio da embarcação Luz do Sameiro e com as operações de socorro, nomeadamente por parte da Marinha e da Força Aérea.

Fonte do gabinete do ministro da Defesa disse hoje à Lusa que os relatórios da Força Aérea e da Marinha «foram recebidos quarta- feira à noite, mas ainda não foram analisados». Outra fonte do mesmo gabinete adiantou que um dos relatórios é ainda preliminar.

O mestre José Festas, de Vila do Conde, decidiu reunir assinaturas em prol de mais meios de segurança, na sequência do naufrágio de um barco de pesca na Nazaré com sete tripulantes a bordo, dos quais três foram encontrados sem vida e outros três permanecem desaparecidos. Cerca das 12:15, José Festas estava a ser recebido na residência oficial do primeiro-ministro, em São Bento, por um assessor militar e um assessor para a Agricultura e Pescas de José Sócrates.

O mestre José Festas disse querer entregar um manifesto a pedir mais segurança no mar ao Presidente da República, primeiro-ministro e ministros da Defesa e da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas, recusando-se a entregá-lo a outras pessoas dos gabinetes. Hoje de manhã, foi recebido por um assessor do Presidente da República, Cavaco Silva, mas recusou entregar o manifesto, reiterando a intenção de o entregar pessoalmente ao Chefe de Estado.

O responsável pelas operações de resgate do «Luz do Sameiro» defendeu hoje a construção de «pontos de fixação» na dianteira e traseira dos barcos de pesca, que permitem o resgate através de cabos em caso de naufrágio."

Fonte: Diário Digital / Lusa - 4-1-007

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?