sábado, janeiro 13, 2007

'Luz do Sameiro' só podia ser salva por meios aéreos

"A tripulação da embarcação pesqueira "Luz do Sameiro" não poderia ter sido salva, nem por mar nem por terra, devido às condições marítimas e meteorológicas, revelou ontem o Ministro da Defesa, Severiano Teixeira, que também anunciou medidas para o sector.

Na posse dos resultado dos dois relatórios, efectuados pela Marinha e Força Aérea, Severiano Teixeira disse na conferência de imprensa de ontem à tarde que "de acordo com os relatórios era correcto o salvamento por via aérea". Recorde-se que o helicóptero, embora tardiamente, ainda conseguiu salvar um tripulante ucraniano, mas os restantes morreram.

"O cenário era difícil, com condições adversas, estando a embarcação com fortes correntes e em rebentação", pormenorizou o ministro, adiantando que na "Luz do Sameiro" houve impossibilidade da tripulação "usar coletes de salvação, jangadas e socorro via rádio", devido ao carácter repentino com que se alteraram as condições de segurança da embarcação.


Severiano Teixeira disse que a embarcação estava "encalhada" e "sem profundidade para navegação", o que impediu que o navio? Baptista de Andrade procedesse ao salvamento. O mesmo aconteceu por via terrestre, devido "à localização e ao derrame de combustível, assim como um volume grande de redes" que se encontrava à volta da embarcação.

"É preciso apurar se era possível ter ganho tempo. É a interrogação responsável que se impõe pela necessidade de corrigir eventuais falhas ou descoordenação", salientou o ministro, concluindo que "foi feito o humanamente possível naquelas circunstâncias"."

Fonte: Diário de Notícias - 13-1-007

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?