quinta-feira, agosto 10, 2006

Festas a Nosso Senhor dos Navegantes - 4 a 6 de Agosto

"A zona das Caxinas, em Vila do Conde, celebra, a partir de sexta-feira [4/08], o Senhor dos Navegantes. O momento mais alto das festividades acontece no Domingo, com a realização da procissão. Um cortejo religioso que atrai milhares de pessoas ao local.

As Festas a Nosso Senhor dos Navegantes trazem até à zona das Caxinas, em Vila do Conde, milhares de pessoas, principalmente no dia da procissão. O programa de actividades, daquelas que são consideradas, uma das maiores festas religiosas da região, começa na sexta-feira, dia em que se celebra o 21º aniversário da inauguração/ dedicação da Igreja ao Senhor dos Navegantes. Da parte da manhã, às 9h00, é inaugurada, no espaço da Cripta de Nossa Senhora da Bonança, a exposição "Nas Ondas da Memória". Pouco tempo depois tem início o Torneio Juvenil de Futebol de Praia "Senhor dos Navegantes". Também na praia, mas da parte da tarde, chega a vez da realização de actividades radicais. Às 19 horas têm lugar algumas solenidades religiosas evocativas do aniversário da Igreja. Mais à noite, o recinto da escola acolhe um concerto da Orquestra Fina Estampa. As actividades programadas para o dia seguinte, começam com a realização das finais do Torneio Juvenil de Futebol de Praia. No mesmo local, às 15h00, acontece a iniciativa "Gladiadores e Escaladas". A noite está reservada para a música. Luís Filipe Reis vai animar todos aqueles que se desloquem até ao recinto da escola das Caxinas. Para encerrar a noite, está programada uma sessão de fogo de artifício.

O dia grande das Festas é mesmo Domingo que começa, às 11h00, com solenidades religiosas evocativas do Senhor dos Navegantes. Para o início da tarde estão marcadas as actuações da Banda de música Pinheirense, de Albergaria-a-Velha e da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Ponte da Barca. Às 16h00 acontece o ponto mais alto das comemorações, com a majestosa procissão que reúne 16 andores e cerca de 500 figuras alegóricas. A escadaria da igreja recebe, às 22h00, uma sessão de fados da responsabilidade do conjunto "Coimbra Sempre". Uma sessão de fogo de artifício, marcada para as 24h00, assinala o encerramento das Festas.

Procissão de Nosso Senhor dos Navegantes

Esta procissão, de grande importância para a zona, foi retomada em 1988, depois de uma pausa de 16 anos. Domingos Araújo salienta, na "Monografia Histórica-Religiosa da paróquia das Caxinas", "os 15 andores que percorrem algumas das ruas na nossa paróquia. Mas, os cerca de 500 figurados e, sobretudo, o respeito, a fé, o carinho, a devoção e o esforço patenteados pêlos bravos homens do mar, que os conduzem, fazem desta Procissão um autêntico cartaz turístico e religioso para Caxinas e Vila do Conde". O pároco diz, no mesmo livro, que "o andor mais desejado é o do Senhor dos Navegantes" e refere que "cada vez são mais as excursões que vêm de longe, porque não querem perder a Procissão da "Igreja do Barco’".

História da Confraria

A Confraria de Nosso Senhor dos Navegantes foi fundada no dia 8 de Fevereiro de 1922. A "Monografia Histórica-Religiosa das Caxinas" refere algumas das directrizes que guiam esta confraria: "Praticar, em geral, os actos do culto compatíveis com os seus recursos, segundo Estatutos e leis canónicas; promover o culto a Nosso Senhor dos Navegantes; sufragar a alma dos irmãos falecidos; exercer a beneficência e instrução, quando disso disponha de recursos; satisfazer todos os encargos e legados pios; prover à reparação, conservação e ornamento da Igreja (se for própria) e do altar, onde estiver erecta." Esta estrutura é constituída por um Juiz, um Secretário, um Tesoureiro e nove Vogais, que desempenham funções por um período de dois anos."

Fonte : Póvoa Semanário

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?