quarta-feira, novembro 15, 2006

Pescadores de Vila do Conde preocupados com a proibição da pesca da pescada e tamboril até ao fim do ano

"O município pesqueiro de Vila do Conde pediu ao Governo que negoceie com Bruxelas a antecipação da quota portuguesa de 2007 para captura de pescada e tamboril, tendo em conta que a deste ano está esgotada.

Em alternativa, o presidente da autarquia, Mário de Almeida, preconizou que Portugal tente a permuta de quotas com outros países. Num comunicado, Mário de Almeida diz que tem vindo a pedir estas soluções junto da Secretaria de Estado e da Direcção Geral das Pescas, em articulação com a Associação de Armadores de Pesca do Norte. Vila do Conde tem uma das maiores comunidades piscatórias de Portugal, a de Caxinas, fundamentalmente vocacionada para a captura de pescada e tamboril.

Agora que surge a proibição da pesca da pescada e tamboril até ao fim do ano (a), como vão sobreviver os pescadores e suas famílias?”, questiona o autarca no seu comunicado. Em Outubro, a Direcção-Geral das Pescas divulgou que as quotas da pescada e do tamboril estavam a 70 por cento, dando-as já por esgotadas a 10 deste mês."

Fonte: O Primeiro de Janeiro - 15-11-006

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?